quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Câmara de Braga e Europa enriquecem Fraião com novo parque de lazer




O parque arborizado a sul do Vale de Lamaçães, situado na freguesia de Fraião, é “um verdadeiro centro cívico que vai servir a freguesia e a cidade”, garantiu o presidente da Câmara Municipal de Braga, Mesquita Machado, durante a cerimónia de abertura ao público daquele equipamento.

A localização deste espaço no interior do aglomerado urbano “potencia a utilização diária pela população residente na envolvente próxima, o que por si só justifica a sua criação, mas constitui-se, também, como mais uma alternativa aos restantes parques que se localizam na periferia da cidade”, referiu Mesquita Machado, realçando o facto do parque estar dotado de um parque infantil e outro de fitness e, também, de um bar com esplanada que vai ser, entretanto, concessionado.

“Foi necessário criar condições para a instalação dos parques, garantindo assim maior diversidade de actividades na ocupação do tempo de lazer da população”, salientou.


A obra idealizada e projectada por técnicos do Município, um investimento de 500 mil euros, vai ser financiada a 75% por fundos comunitários, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). A parte restante é suportada inteiramente pela Câmara Municipal de Braga.

“Quando a obra foi aprovada não havia certeza do financiamento comunitário, por isso, foi um risco, dado que é um investimento avultado”, lembrou o presidente da autarquia bracarense. A insistência da vereadora Ilda Carneiro foi decisiva para o avanço desta obra inteiramente municipal na freguesia de Fraião.

E acrescentou: “nesta zona já foram criadas várias praças com equipamentos de lazer. A primeira preocupação foi dotar a freguesia de ruas, água, saneamento e habitação. Agora é preciso fazer o tratamento dessas zonas e dotar os espaços de boas condições”.

O autarca fez votos para que este parque possa ser o ponto de partida para que as zonas verdes envolventes se liguem a ele com uma linguagem de unidade e continuidade”.

O presidente da Junta de Freguesia de Fraião, António Machado, reconheceu tratar-se de “um projecto importante. A freguesia e a cidade ganharam mais uma zona verde e fico satisfeito com este parque. Está aqui um excelente equipamento e agradeço ao presidente da Câmara ter incluído o parque de fitness e infantil, que inicialmente não estavam previstos”.





O parque ocupa 10 mil metros quadrados de terreno da antiga Quinta do Seminário, em Fraião, e divide-se em três parcelas, a que o tratamento paisagístico deu unidade e continuidade, “como se fosse um só terreno”.
Simbolizando os pressupostos de projecto do parque arborizado introduziu-se um novo elemento, também ele simbólico, a ‘Árvore do conhecimento’, uma escultura da autoria de Vítor Ribeiro. A placa abaixo mostra que a responsabilidade inicial e final é toda da Câmara Municipal de Braga.


1 comentário: