quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Mais Braga e Melhor Fraião por dez razões




A afirmação de Fraião no mapa de Braga conquista-se através de uma equipa na Junta de Freguesia que possa concretizar, em diálogo construtivo e reivindicativo, junto do poder municipal, os anseios das pessoas.


Isso faz-se apenas com informação sobre todos os actos da autarquia, transparência de procedimentos e atitudes e inquietação diária com os pequenos problemas.
Esta inquietação diária combate o desleixo a que foram votados equipamentos essenciais para a população,

- desde o campo de futebol às fontes e minas de águas, quando estamos diante de um bem precioso e escasso;




- desde as ruas onde os passeios terminam - obrigando peões a circularem na faixa dos automóveis - a placards de informação que nada dizem; que respeito existem pelos eleitores?


- desde a passividade com os promotores imobiliários (que deixam crescer matagais para albergar toda a bicharada) à indiferença com que a paisagem é agredida com máquinas e alfaias abandonadas; são autênticos atentados à saúde pública com a cumplicidade de uma Junta de Freguesia desatenta;


- desde a falta de pressão sobre o município e suas empresas participadas para a melhoria de serviçoses senciais à população ao desinteresse em captar a adesão de parceiros privados para a instalação de serviços que facilitam o dia-a-dia das pessoas. Que atitude de serviço às populações é este?

Não convence ninguém - depois de tanta indiferença, desleixo, passividade - vir agora dizer que "vamos continuar a fazer... a promover... a dinamizar porque foram incapazes das pequeninas coisas que fazem grande uma equipa.


Uma freguesia de Fraião melhor contribui para que Braga seja cada vez mais um concelho onde a primazia às pessoas e às suas necessidades seja a primeira norma da prática política porque só assim se constrói a cidadania plena assente na igualdade de direitos e deveres dos seus residentes.


Este olhar de confiança no futuro de Fraião exige uma atitude positiva e honesta, como tivemos na campanha eleitoral até ao último dia - sem responder às provocações de algumas mulheres arruaceiras - e na actividade dos eleitos, na Junta e na Assembleia de Freguesia, na sua relação com os eleitores e os adversários: esta é a nossa marca original.

Se tanto há a fazer por Fraião, sabemos que apenas conseguimos construir mais e melhor se escolhermos como parceiros, para diálogo e cooperação,

- a Câmara Municipal;

- todas as forças vivas das freguesias;

- as outras freguesias vizinhas;

- os representantes das escolas, colectividades e instituições culturais, religiosas, desportivas e sociais;

- os empresários desta terra; e

- os residentes em Fraião.

A nossa:
- confiança no futuro,
- honestidade com os eleitores na clareza de comportamentos,
- parceria com outras instituições

constituem o triplo alicerce do nosso lema:

Mais Braga e Melhor Fraião.

Domingo, dá-nos o benefício da dúvida.

Não somos perfeitos, mas se votar no PS e em Alberto Afonso...


1. - os seus problemas não ficam sem resposta porque ele já mostrou que responde positivamente, mesmo quando o dever pertencia a outros;


2. - não terás um campo de futebol carregado de lixo, abandonado e sem uso pelos jovens de Fraião;


3. - não terás placas de toponímia da tua rua abandonadas em cima de um muro qualquer;


4. - não terás matagais um pouco por quanto é urbanização inacabada;


5. - não terás os espectáculo de vários cemitérios de máquinas abandonadas por empreiteiros;


6. - não terás uma fonte (como a da Quinta da Senra de Baixo, mesmo sendo privada) cheia de podridão e a ameaçar a saúde pública;


7. - não terás ruas onde as mulheres têm de empurrar os carrinhos de bebé para a faixa de rodagem dos automóveis porque o passeio acabou quando devia prosseguir;


8. - não terás uma ciclovia entre Fraião e Lamaçães sem qualquer actividade programada (atletismo ou ciclismo) para estimular a prática generalizada do desporto;


9. - não terás uma freguesia de Fraião sem qualquer identidade cultural e social, perdendo-se num novo dormitório de Braga em que as pessoas desconhecem a história do local onde vivem;



10. - não terás uma Junta de Freguesia ao deus dará que apenas reage (não age nem tem iniciativas) nem comunica com os seus habitantes porque se esconde atrás de um site vazio e de placards em branco.

São apenas dez razões - verdadeiras e provadas com fotos - mas há mais no nosso programa para Domingo não ficares em casa e ir votar PS.

Mas os fraionenses conhecem-nos, sabem onde trabalhamos, onde vivemos.

Os mais novos podem ter a certeza que não somos fruto de carreirismo político, alimentados por aparelhos partidários.

Os fraionenses viram-nos a colocar os cartazes e a escavar as suas fundações, porque não tinhamos máquinas partidárias ou empresas a fazer esse trabalho.


Somos uma equipa constituída por pessoas de vários quadrantes profissionais a que, face à valia do nosso projecto e das nossas ideias positivas - para colocar Fraião na Frente - aderiram alguns independentes.

Fraião é linda demais para ficares em casa Domingo e não votares pelo futuro da tua terra natal ou que te acolheu para aqui trabalhares ou viveres.

Vota na lista do PS em parceria com Mesquita Machado, para a Câmara Municipal de Braga.

2 comentários:

  1. Acredito nesta equipa, mostra empenho e atitude. Ao contrário da lista do PSD que primam pela FALTA DE ORIGINALIDADE. Desde os seus cartazes colocados sempre ao lado dos da oposição (nem sei bem porquê, como são maiores talvez pensem que os eleitores apenas olhem para eles). O programa eleitoral muito vago, pouco diz. E agora por último (porque se sentiram ameaçados) aparecem com um direito de resposta contestando os pontos referidos pelo PS, que são apenas uma gota no oceano. E ainda perguntam será verdade????
    Vivo em Fraião, já lá vão muitos anos, até já votei neles.... mas o que fizerem em tantos anos de poder local??? Empregos para os filhos, genros, executivo para marido, mulher e que mais???? O que é verdade??? Porque é que não há mudança??? Porque é que não se candidatam outros??? Mais um mandato de marido e mulher?????
    E qual é a verdade????
    É limpar a correr uma parte da casa velha da igreja para ficar bem na foto datada de 09/10/09 para ser colocada no flyer???
    Tirar fotografias de ângulos em que não é perceptível o que é realmente a verdade???
    E a foto tirada ao campo dos Maikes de tão longe, tão longe ..... Que até parece um campo bonitinho.
    Esqueceram-se foi de ir limpar a loja em que funciona uma certa associação da junta e parece abandonada... pois é o PS não falou na associação, pois se tivesse falado certamente aparecia uma foto muito bonitinha e a loja até balcões ía ter (agora é só montar em photoshop).
    Qual é a verdade então????
    A rua da freguesia de Nogueira, se até os próprios moradores não sabem bem os limites de cada freguesia!!!! Será que não poderiam já ter estes problema também resolvido!!!
    É tudo culpa da Câmara!!!!! Até gostava de contar os ofícios que lá chegaram....
    Pois bem, contem com o meu voto, porque este senhor não é digno de exercer o cargo que ocupa, toda a gente sabe que o parque novo se situa no Vale de Lamaçães e até com o nome do parque implicam!!!
    É tempo de mudança!!!!
    Agora é que vai chegar a transparência, o empenho e os projectos.

    Uma seguidora

    ResponderEliminar
  2. Também acredito no vosso projecto, parece-me claro e ciente de que Fraião é uma freguesia não apenas para se viver mas para ser vivida. Gostei da vossa campanha inovadora e participativa. No entanto não pude deixar de Comparar o vosso programa com o do actual executivo, e de facto pude constatar que existem diferentes pontos de vistas, vocês promovem a CRIAÇÃO e eles promovem “CONTINUAR A APOIAR”.
    Uma coisa é certa, para quem faz uma análise imparcial dos factos, ou de facto existe tudo aquilo que eles mencionam no programa deles e “EM FRAIÃO JÁ TUDO ESTÁ TUDO FEITO” ou realmente estamos todos míopes a precisar urgentemente de ir a um especialista.
    Afinal existe tudo aquilo que mencionam…
    O boletim informativo da freguesia dizem que foi criado… mas para inglês ver, não, porque de certeza tal como eu a maior parte da população só viu a primeira edição, ou evaporaram, ou as restantes edições foram extraviadas para outros códigos postais que não os da freguesia porque nos postos de correio das residências de Fraião de certeza que lá não entraram, pelo menos no meu não apareceu nada. E por tal, teríamos conhecimento de todas as diligências realizadas pela nossa actual junta de freguesia…
    No programa mencionam “CONTINUAR A EXIGIR; CONTINUAR A ZELAR; CONTINUAR A INCENTIVAR; CONTINUAR A DINAMIZAR; CONTINUAR A APOIAR”… É um continuar de continuares que nunca mais acaba e que dura e dura, e já dura há tempo de mais sem haver coisas concretas.
    Os fraionenses, tal como eu, que resido nesta freguesia desde sempre, não se contentam com o mínimo só para dizer que tem, sem sabermos se temos de facto ou não, nós queremos e temos direito ao máximo de RIGOR E EMPENHO é com essa convicção que creio que se é eleito, há que ser firme e assumir que “FIZEMOS OU FAZEMOS; CRIAMOS OU CRIAREMOS; CONCLUIMOS; DESENVOLVEMOS…
    De facto, olhando a tudo, eles tal como vocês dizem, não AGEM reagem e isso pude constatar com o Web-site feito a 15 dias das eleições, e que veio comprovar isso, pois qualquer pessoa mais ou menos instruída consegue ver quando é que tal página foi criada. E lá nisso eles falharam… prometeram a página há 4 anos e só a criam a 15 dias das posteriores eleições, “mais vale tarde do que nunca” não está mal pensado, só que pelo sim ou pelo não parece muito mal e mais valia ficar como estava.
    A resposta ao vosso jornal é que de facto foi a gota de água, e de uma falta de criatividade tal, que se até então estava em dúvida em quem iria votar, agora essa dúvida esvaneceu-se, então uma oportunidade que tinham em descredibilizar as vossas críticas e promover o que de bom fizeram pela freguesia… mas não enviam um “DIREITO A RESPOSTA”… Por favor…

    Enfim, tudo isto para vos dizer que por tudo o que constatei e constato podem contar com o meu voto no dia 11, na esperança de ver a minha freguesia uma freguesia mais aprazível e agradável não apenas para se viver mas para ser vivida.

    ResponderEliminar