terça-feira, 22 de setembro de 2009

Conhecer melhor Fraião (6)... curiosidades


D. Fraião (1170 -?) foi um fidalgo italiano que veio para o Reino de Portugal com o Conde D. Mendo, nobre de origem nórdica, escandinava, e irmão do Duque da Toscânia, Desidério (710 - c. 786), último rei dos Lombardos, a quando da Reconquista Cristã da Península Ibérica, aqui ao lado de D. Afonso I de Portugal participou em várias batalhas contra os Mouros.


*

A Quinta da Senra de Baixo, (atrás do Media Market) já foi um grande celeiro de Fraião em décadas passadas e agora praticamente reduzida à casa agrícola da quinta mas onde existe algum património que não deve deixar-se degradar.

Junto á casa de lavoura encontra-se um dos marcos delimitadores da freguesia com a inscrição ‘SIP’ e um lindo conjunto de granito com bancos, fonte e tanque construído em Setembro de 1858.



*

O Campo Escola do Corpo nacional de Escutas, oferecido por Calouste Gulbenkian, foi fundado em 1 de Julho de 1963 e por ele já passaram milhares de jovens nas suas acções de formação do escutismo.


*

A primeira vez que surge «In parrochia Sancti Sacobi de Froyam» (Paróquia ou freguesia de Santiago de Fraião) é em Fevereiro de 1217, quando o Cabido de Braga empraza a João Boião diversos bens em Santiago de Fraião (Liber Fidei, doc. 880, A.D.B.), embora em 1220, 1260 e 1290 continue a apelidar-se tanto Santiago de Fraião como Santiago de Lamaçães.

A distinção era apenas pelo Orago – Santiago e Santa Maria. É esta a biografia comum de duas freguesias com a mesma toponímia Lamaçães «testemunha dos tempos, luz da verdade, vida da memória, mestra da vida» (Cícero, do Orador – II).

Sem comentários:

Enviar um comentário