quarta-feira, 3 de março de 2010

Fraião: PS eleva dignidade democrática na Assembleia



Os eleitos do PS na Assembleia de Freguesia de Fraião votaram contra um Plano de actividades sem iniciativas próprias da Junta e um Orçamento que se limita a ser uma cópia actualizada do documento do ano anterior — declarou o porta-voz dos socialistas, Alberto Afonso.

Alberto Afonso falava na sessão em que a presença e participação dos socialistas esteve em dúvida devido ao incumprimento dos prazos de entrega dos documentos por parte da Junta de Freguesia que não acompanhou os prazos da convocatória num "manifesto desrespeito crónico pela Oposição por parte de quem ainda não percebeu que é tempo de cumprir os mínimos para que a democracia funcione em Fraião".

Os documentos fundamentais para o exercício do mandato da Junta e essenciais para o desenvolvimento da freguesia foram entregues num Domingo para serem discutidos e votados na terça-feira seguinte à noite, sem perfazer o mínimo de dias úteis estipulados pela lei que regulamenta o funcionamento das Assembleias de Freguesia.

COMPROMISSO

Face a esta posição firme dos eleitos do PS, a maioria comprometeu-se a criar uma comissão para rever o regimento da Assembleia de Freguesia, tendo como princípio acordado que os documentos passam a ser entregues aos membros da Assembleia de Freguesia com um prazo mínimo de oito dias.

Este compromisso evitou que os eleitos socialistas abandonassem a sessão, esperando agora a constituição de um grupo de trabalho para rever o regimento da assembleia de Freguesia de Fraião com dez anos de existência em que devem ser aclarados os deveres dos eleitos mas sobretudo os seus direitos, para além dos deveres da Junta de Freguesia para com a Assembleia de Freguesia, representante máximo da população de Fraião.

ÁGUAS DA RUA DO CRUZEIRO

Antes da ordem do dia, Alberto Afonso voltou a falar de problemas velhos cuja solução tem sido adiada e de alguns novos, como foi o caso das águas pluviais que sobram da recém-pavimentada rua do Cruzeiro e desaguam à porta da Igreja Nova, incomodando também os vizinhos. Trata-se de uma situação só explicável por inexistente ou deficiente acompanhamento das obras por parte da Junta de Freguesia.

O presidente da Junta de Fraião remeteu para a responsabilidade municipal a questão da velha casa em ruínas junto à Igreja nova bem como o projecto de jardim da Urbanização da Quinta que António Machado diz existir na Câmara Municipal.

No que se refere a dívidas a fornecedores, o presidente da Junta esclareceu que ainda não pagou tudo ao empreiteiro que construiu as casas sociais devido à existência de humidades no prédio e por isso retém o resto que falta pagar.

Um dos problemas do cruzamento entre a Rua Amália Rodrigues (que desce em direcção ao Office Center) e a rua do Passal é a inexistência de qualquer sinalização de trânsito, exceptuando a passadeira de peões. Vários acidentes se têm registado ali e Alberto Afonso Barroso solicitou uma intervenção do executivo que deve alargar-se ao matagal de vivendas inacabadas bem como à falta de passeio que obriga peões a caminhar pela faixa de rodagem dos automóveis, na rua das Bretas.

Problema velho é o de um sobreiro na rua dr. Faria que o Ministério da Agricultura já autorizou a sua poda, de modo a acabar com os danos que causa numa vivenda ali existente.

Sem comentários:

Enviar um comentário