quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Fraião precisa de ti para ser melhor


Olá.
Uma saudação a todos os habitantes da freguesia de Fraião, Braga.

Esta é um ponte de diálogo sobre o futuro da comunidade de pessoas e famílias que residem, vivem e trabalham nesta emblemática terra.

É um espaço aberto à participação de todos porque
nenhum de nós se pode demitir da pequenina contribuição para construir uma freguesia diferente, com mais atenção aos problemas das pessoas e melhor capacidade de resposta aos seus anseios e sonhos.

Esperamos por ti, aqui.

Escreve o que pensas, com responsabilidade.

Reivindica o que necessitas, com bom senso.

Sugere o que pode ser melhorado, a curto e médio prazo.

Afirma-te pela positiva.
O negativo atrai negativo.

Fraião precisa de pensamentos, ideias, práticas e comportamentos positivos.

Nós pensamos assim mas não somos donos da verdade toda.

Pensa connosco na mesma onda de afirmação.

Ajuda-nos a colocar Fraião na frente. Participa neste projecto e serás útil aos teus vizinhos, aos teus familiares e à tua terra.

O caminho faz-se caminhando.

Caminha connosco e não te vais arrepender.

Aceita este convite à participação.


Muito obrigado, em nome do futuro desta terra que é tua.

9 comentários:

  1. Finalmente, aparece um grupo de pessoas que se inquieta com um lugae de primazia para a freguesia de Fraião, no mapa de Braga.

    Espero que outros e outras fraionenses adiram a este movimento de ideias e projectos, pela positiva, às claras, evitando a cobardia daqueles que trabalham nas costas do povo, anoitecendo a democracia que começa a viver-se no poder local.

    Já agora, quando ficaremos a conhecer o nome das pessoas que dão corpo e vontade a este movimento?

    Aguardo comjustificada - e merecida -curiosidade.

    Uma fraionense

    ResponderEliminar
  2. Equipamentos Básicos? Onde Estão?
    Onde está o nosso gimnodesportivo?
    Onde está o nosso parque radical?
    Onde está o nosso parque infantil?
    Onde está o nosso ringue?
    Onde está a nossa piscina?
    Onde está?!!?
    ONDE ESTÁ QUALQUER COISA?!??
    NÃO TEMOS NADA!!!!
    Tantos anos de poder familiar e tão pouco trabalho!!
    FRAIÃO precisa de mudança, de poder que olhe pelos interesses da freguesia e não pelos "seus"interesses.....

    ResponderEliminar
  3. É com enorme prazer que vejo movimentações no sentido de colocar a minha preciosa terra no sítio que merece (acreditando no que leio). Nascido e criado em Fraião sou opositor acérrimo da actual política que vigora na minha freguesia. Cresci sem um local para brincar com os meus amigos, sem um ringue, sem actividades dignas de quem procura e merece acompanhar a evolução da sociedade. Hoje sou homem, passo pelas ruas da minha freguesia e que vejo? O mesmo de sempre, apenas com mais casas e prédios, um shopping e um lar (que nem quero comentar). Nada mudou. Tudo na mesma, apenas diminuiu a qualidade de vida face às casas e mais casas que foram crescendo à nosssa volta. Obras dignas e que favorecem os habitantes de Fraião? Nenhuma...

    Por um lado partilho das ideias que aqui leio mas por outro lado fico de pé atrás.

    Se tão saudoso grupo se afirma como querendo mudar o estado das coisas porque não identificarem-se para que assim possamos confiar. Pela transparência deixo aqui este apelo

    Saudações

    ResponderEliminar
  4. Ao NeoProfeta

    Não fiques de pé atrás, mesmo que valorizes aquilo que lês. Tudo tem o seu tempo.

    Uma das nossas marcas é ouvir as pessoas para tentar corresponder, dentro das possibilidades e competências de uma Junta de Freguesia, ao maior número de anseios dos fraionenses.

    Se, para nós, as pessoas estão em primeiro lugar, é natural e lógico que, antes dos mostrarmos, queiramos ouvir as pessoas.

    Obrigado pela tua participação. Traz mais amigos para esta causa. Não te vais arrepender.

    Desculpa a proximidade com que te tratei, mas essa é outra imagem de marca deste grupo de fraionenses.

    Brevemente, vamos satisfazer a tua curiosidade, mais que legítima, em saber quem nós somos.

    Para já estamos a trabalhar. É isso que sabemos fazer. Deixamos para outros a obcessão de se mostrar ou aparecer.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Obrigado. Fico a aguardar...

    Deixo-vos aqui os desejos de boa sorte e uma palavra de animo para que a força de vontade possa vencer o cansaço nesta batalha...

    Termino com a minha sugestão.

    O que falta à nossa freguesia? TUDO...

    ResponderEliminar
  7. Mais do que nos inquietarmos sobre o que falta a Fraião, é importante que perguntemos a nós próprios — a cada um de nós —

    1. O QUE É QUE PODEMOS FAZER POR FRAIÃO?

    2. O QUE PODEMOS FAZER POR AQUELES QUE RESIDEM EM FRAIÃO, MESMO QUE NÃO ESTEJAM RECENSEADOS AQUI?

    3. O QUE É QUE PODEMOS FAZER POR AQUELES QUE TIVERAM EM FRAIÃO UMA OPORTUNIDADE PARA TRABALHAR OU FAZER O SEU NEGÓCIO?

    4. O QUE É QUE EU POSSO FAZER POR AQUELES QUE ANDAM NA ESCOLA EM FRAIÃO OU TEM DE IR PARA FORA DE FRAIÃO PARA TEREM ESCOLA?

    5. O QUE É QUE EU POSSO FAZER PELOS IDOSOS QUE NÃO TÊM UM AMIGO QUE LHES FACILITE A ENTRADA NUM CENTRO DE DIA OU NUM LAR?

    6. O QUE É QUE EU POSSO FAZER PARA QUE TODOS TENHAMOS ORGULHO EM DIZER QUE MORAMOS OU NASCEMOS EM FRAÃO?

    7. O QUE É QUE OS NOSSOS FAMILIARES, AMIGOS E COLEGAS DE TRABALHO PODEM FAZER PARA FUNDAR UMA ASSOCIAÇÃO QUE DINAMIZE A ACTIVIDADE DESPORTIVA E CULTURAL QUE OCUPE OS TEMPOS LIVRES DOS NOSSOS JOVENS E ADOLESCENTES?

    8. O QUE É QUE TU PODES FAZER PARA QUE FRAIÃO DEIXE DE SER UMA TERRA OBSCURA NO MAPA DE BRAGA?

    9. O QUE É QUE TU E OS TEUS COLEGAS DE TRABALHO PODEM DAR A FRAIÃO PARA QUE ELA SE AFIRME COMO UMA FREGUESIA ABERTA E PARTICIPATIVA NO PROGRESSO SUSTENTADO DE BRAGA?

    10. O QUE É QUE TU DEVES FAZER PARA SER ÚTIL A UMA FREGUESIA QUE SEJA MELHOR E ACRESCENTE MAIS VALOR A BRAGA?

    PODES RESPONDER AS ESTAS DEZ PERGUNTAS COM UMA RESPOSTA: ANDA CONNOSCO.

    PARTICIPA NO DESAFIO.

    FRAIÃO PRECISA DE TI, COMO SE FOSSES A ÁGUA DAS SUAS FONTES. PARA MATAR A FOME DE ESTAR NA FRENTE.

    Alberto Afonso

    ResponderEliminar
  8. É com orgulho que vejo nascer um grupo de pessoas capazes e com vontade de fazer algo por Fraião, claro que esta acreditando que pretendem servir a freguesia e não servir-se dela, como tem acontecido há uns anos para cá. É normal sentir-me reticente quanto a este movimento mas neste momento toda a ajuda é bem-vinda.
    Porque eu nasci em Fraião,e vivo em Fraião, e é com orgulho que vejo chegar gente á Fraião com vontade de afirmarem que são de Fraião, e que querem mais, que não se contentam por terem apenas uma casa para dormirem.

    O que vem em Fraião neste momento é assim tal e qual aquilo que existe ha mais 10 anos, tirando o inúmero de casas e apartamentos que nasceram..

    Neste momento vai uma descrença enorme sobre mim, muitos anos de promessas em vão, na qual assistia sem poder participar activamente, agora que me é concedido esse poder parece que já ninguém tem forças para remar a um bom porto, acho que se instalou de tal forma nas pessoas um sentimento de conformação, cada um simplesmente vive olhando para o bem pessoal e não de uma comunidade, infelizmente contra mim falo. Olho para o meu futuro e interrogo-me...

    Será que um dia um filho meu vai ter que brincar numa rua frequentada por carros, com os amigos porque tal e qual como eu nunca tivemos um parque infantil?

    Será que quando um filho meu quiser praticar algum tipo de desporto vou ter que leva-lo todos os dias para uma freguesia vizinha, porque a minha neste momento não possui nenhuma colectividade desportiva?

    Será que todos os dias vou ter que me dirigir a uma caixa multibanco, fora da minha freguesia porque Fraião tem apenas mais de 2000 habitantes e não acham necessário?



    Pequenas coisas que no nosso dia por vezes tornam se úteis e indispensáveis que fazem falta a todas as freguesias. Deixo aqui algumas sugestões e com a promessa que seguirei muito de perto este movimento.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  9. Fico muito contente com o conteúdo deste blogue! É fundamental antes de tudo, as pessoas conhecerem a freguesia...têm que existir laços que as façam aproximar e identificar com o local e não tratar Fraião como se de um dormitório se tratasse.
    Para além disso ocorre outro fenómeno que é as pessoas não votarem pelos projectos que são apresentados, mas sim porque até reconhecem o Sr. que até aparece nos jornais e faz parte dos Bombeiros, ou aquela srª do lar de idosos que até já foi Deputada na Assembleia da República e está envolvida noutras associações...quanto engano!
    Fraião vive há decadas num regime de gestão administrativa familiar...onde o pai é presidente da junta, a filha funcionária e a mãe presidente da assembleia! Vivendo e trabalhando acérrimamente para não perderem o seu posto...o porquê não se sabe, até porque somos uma freguesia pobre, mas a verdade é que nem fazem nem deixam fazer e o que as pessoas deviam perguntar é: PORQUÊ???? se não conseguem nada para a freguesia, porque não deixam outros tentar? Porque razão fazem "excursões" com os idosos no dia das eleições até à urna de voto...é claro que eles vão votar na srª directora do lar, pq se esta não fosse candidata diria que as familias é que têm a responsabilidade de o fazer...e que diz isto diz os telefonemas a pedir votos, etc etc...triiiisteeee

    ResponderEliminar